quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Homens Femininos e Mulheres Masculinas

Por que a feminilidade em homens é vista com tanto preconceito? O que há de errado com uma mulher masculina? Isso está sob nosso controle? Conseguimos evitar alguns trejeitos femininos? Conseguimos engrossar nossa voz? Os gays possuem homofobia? Como a sociedade reage?

Sei que muitos são femininos e não se importam com isso. E acho isso simplesmente fantástico. Quando vemos um gay em um ambiente em que ele possa ser ele mesmo sem qualquer tipo de preconceito, conseguimos vê-los de uma forma que jamais veríamos fora do meio gay, pois por mais que ele mesmo se aceite, há sempre a preocupação com as outras pessoas ora familiares ora até mesmo estranhos nas ruas. A feminilidade em homens e a masculinidade em mulheres nunca são bem vistas tanto no modo de agir (falar, dançar, comer, gesticular) como fisicamente (ombros largos, face delicada, pelos em mulheres). Isso tipo de preconceito, por mais que pensamos que seja algo pessoal, acredito que seja algo imposto pela sociedade. Pois crescemos ouvindo que mulheres são delicadas, frágeis e bem arrumadas, enquanto os homens são viris, fortes e um pouco desleixados. Quando crescemos e vemos pessoas que fogem dessa “regra”, somos surpreendidos. Isso, porque é algo que foge do comum, ou seja, do que todos estão acostumados a esperar.

Vamos pegar um exemplo: o que vocês acham de mulheres com pelos nas axilas?
Posso afirmar que muitos acham isso MUITO estranho e até mesmo, digamos, nojento. Mas por quê?
Por que quando vemos os mesmos pelos e no mesmo lugar no corpo de um homem, não sentimos a mesma sensação?
(Não estou discutindo se vocês gostam ou não de pelos em axilas masculinas, unicamente estou dando o exemplo que as mesmas coisas nos corpos de mulheres e homens são vistas de formas diferentes).
Afirmo que essa diferença de sensação é totalmente dependente do meio em que vivemos. Pois sempre nos foi dito que mulheres precisam depilar o braço e homens não. Aliás, alguns homens são até discriminados por tirarem os pelos das axilas. E quando alguém foge do tradicional, é totalmente normal acharmos estranho, pois afinal, fomos direcionados inteiramente para tal durante nossa vida inteira.

Por outro lado, há homens que possuem essa feminilidade, porém não gostam de expressá-la.
Muitos homens e garotos tentam a qualquer custo, evitar essas “manias”, pois as acham desnecessárias. 

Mas afirmo que não podemos controlá-las. Por mais que estejamos em lugares onde não queremos “dar pinta”, sempre há um momento em que não vamos conseguir evitar. Talvez, o único modo eficaz de termos sucesso é se ficarmos calados e estáticos durante um evento todo, o que sabemos é totalmente impossível. Muitos gays são tão preocupados com tudo isso, que inclusive fazem as seguintes perguntas para amigos mais íntimos: “Antes de eu te contar, você desconfiava de mim?”, “Eu pareço gay?”, “Como você soube?”. Dessa forma, fica claro a preocupação desses garotos e homens em relação a sua própria imagem. O que me pergunto é se esse gays não gostam de ser femininos em si ou simplesmente não gostam de ser, pois a sociedade os verão com olhos preconceituosos.  Para mim a reposta está bem clara e com certeza o motivo real é o segundo.

Nossa geração ainda carrega muitos conceitos da geração de nossos pais e de nossas avós, e assim não conseguimos diferenciar o que é normal e o que é imposto. Talvez alguns até consigam diferenciar, mas mesmo assim preferem continuar agindo do modo como todos apreciam, pois assim não chamarão atenção

Mas acredito que com o passar das gerações, a tendência é a resistência à homossexualidade diminuir, e assim todos poderão ser como são. Quando isso acontecer, as pessoas terão o livre arbítrio de escolher se não querem ser femininos porque não gostam, e não porque uma sociedade pré-histórica está impondo isso. Sobre a resistência da sociedade perante os homossexuais, vocês podem ler mais sobre isso em outro post aqui do Armário Transparente:




A população tem que saber que o sexo biológico e o gênero são coisas totalmente diferentes e independentes. Nascer com um pênis ou uma vagina, não expressa automaticamente nossos desejos. Somente com o passar do tempo (experiências vividas, educação, ou seja, de como vivemos nossas vidas) é que vamos ser direcionados a um gênero: homem ou mulher ou até mesmo ambos, não? Sei que para muitos os códigos masculinos são dos homens e os femininos das mulheres, mas isso não é regra. Podemos comprovar isso ao sair de nossas casas e ver tanto homens como muitas mulheres que fogem a essa regra estúpida! 



Assim sendo, fiquemos tranquilos, pois está tudo sendo mal interpretado. Quem tem problemas, ainda para serem resolvidos, não somos nós e sim a sociedade doente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário